top of page

Patricia Seiko - Qualitéch Consultoria e Projetos LTDA

Wed Sep 09 2020 03:00:00 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)

A qualidade do ar interior no combate à transmissão de doenças é tema de seminário online

No dia 09/09/2020 participamos do seminário virtual realizado pela ASHRAE Fortaleza Student Branch que contou com o apoio da Ashrae Brasil Chapter e da Universidade Federal do Ceará.

Além de poder ter tido a chance de conhecer mais de perto os Student Branchs e o trabalho do Brasil Chapter, pudemos participar de palestras cujos temas foram "A Qualidade do Ar Interior e a Covid-19", ministrada pelo Prof. Clodoaldo Carvalho do Departamento de Engenharia Mecânica da UFC e "Soluções para a qualidade do ar interior e prevenção de doenças transmissíveis pelo ar", ministrada pelo Eng. mecânico André Zaghetto.

Requisitos de qualidade do ar já são apresentados na NBR 15.575. Frente ao período pandêmico do Covid-19, questões relativas a este tema passam ser mais amplamente discutidas e acreditamos que ganharão um novo teor em textos normativos e de exigências sanitárias.

Segundo o Prof. Clodoaldo Carvalho, destacam-se as propostas de melhorar a filtragem central de ar, a adição de filtros limpadores de ar de sala como HEPA ou High-MERV, com as devidas considerações em relação às taxas de entrega de ar limpo, adição de dispositivos de emissão de raios ultravioletas (UVGI) montados em dutos ou nos equipamentos de climatização ou portáteis, manter a temperatura e a umidade de acordo com o aerosol infeccioso em questão, desativação e desvio de sistemas de recuperação de energia que podem vazar ar de exaustão potencialmente contaminado de volta para o suprimento de ar exterior.

De acordo com o docente, dada a gravidade do Covid-19 é de suma importância para empreendimentos de todos os tipos que, se sigam as mais recentes diretrizes e normas técnicas, como também prevaleçam as boas práticas de engenharia, que às vezes podem ir além dos requisitos mínimos. Estratégias de operação dos sistemas de AVAC e de gerenciamento do ar interno devem ser consideradas em projeto das instalações desde o início e de forma integrada para se ter um controle eficaz da disseminação de aerosóis infecciosos. Todas estas devem ser medidas adicionais às intervenções comportamentais dos usuários na edificação e dos tratamentos médicos na prevenção de doenças.

Já o Eng. André Zaghetto apresentou a utilização da tecnologia IRC (Ionização Rádio Catalítica) como bastante eficaz em relação à descontaminação de fungos, vírus e bactérias dentro dos dutos de ar condicionado com a utilização de oxidantes naturais. Reforçou também a importância da especificação e instalação corretas de dutos de retornos de ar em um sistema de ar condicionado, criticando as ocasiões em que se deparou com a ausência deste sistema de renovação de ar em algumas edificações. Para sistemas de ar condicionado tipo hi-wall, por exemplo, em que a utilização da tecnologia IRC se mostra mais dificultosa, a renovação de ar é fundamental, reiterou.

bottom of page