Patricia Seiko - Qualitéch Consultoria e Projetos LTDA

Wed Sep 30 2020 14:30:00 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)

Encerradas as discussões. Texto da Emenda de desempenho térmico da NBR 15575 será encaminhado à Consulta Nacional.

Participamos no dia de hoje, 30/09/2020, da reunião plenária para apresentação e discussão do texto referente ao tema desempenho térmico da NBR 15575. A reunião foi conduzida pelo secretário da comissão, Luiz Henrique Manetti e contou com a participação do relator Roberto Lamberts, representantes de empresas construtoras, consultores , projetistas e fornecedores.

Questões que foram levantadas na última reunião do dia 17/09/2020 foram retomadas e após discussões, chegou-se a uma proposta de texto, na qual uma tabela referente à degradação ao longo do tempo da absortância à radiação solar será apresentada em anexo informativo.

Além disso, destacou-se a discussão em torno do método simplificado para avaliação do desempenho térmico de edificações. A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), trouxe, através do engenheiro Rafael Possobom, algumas questões, entre as quais, o uso de sistema de ar condicionado (e a entrega apenas da infra pelas construtoras) para se obter o desempenho térmico mínimo em algumas situações, como por exemplo, em edificações com área de vidro muito extensas no litoral de Santa Catarina. As propostas não foram acatadas pela maioria dos participantes da reunião, inclusive pela consultora Patricia Seiko Okamoto da Qualitéch, e o texto referente ao método simplificado não será modificado.

Desta forma, o texto proposto para a Emenda de Desempenho Térmico da NBR 15575 foi dado como finalizado e está sendo encaminhado para a Consulta Nacional no mês de outubro. Os esforços estão sendo feitos para que o texto seja aprovado ainda neste ano, a fim de evitar que a NBR 15575 ceda lugar às exigências de normas internacionais, muito mais restritivas.

Além das discussões em torno do desempenho térmico, ficou bastante evidente nesta reunião, como algumas questões já existentes na norma vigente precisam ainda ser bastante divulgadas e explicadas, como por exemplo, àquela que se refere às dimensões mínimas para ambientes residenciais com base em mobiliários, equipamentos e circulação. Atualmente as informações que permeiam este tema são de caráter informativo e estão no Anexo F da Parte 1 da NBR 15575. Alguns estão considerando equivocadamente as informações presentes neste anexo como obrigatórias.

Qualitéch Consultoria e Projetos LTDA

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza