Patricia Seiko - Qualitéch Consultoria e Projetos LTDA

Thu Sep 17 2020 15:30:00 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)

Reunião plenária da Comissão de estudos de Desempenho Térmico da ABNT 15575 realizada em 17/09/2020

No dia 17/09/2020 participamos da reunião plenária da Comissão de Estudos 002 136 001 de ementa de Desempenho Térmico da NBR 15575 (partes 1, 4 e 5). Nesta reunião foram apresentadas pelo relator, Roberto Lamberts, sugestões para modificação dos textos normativos e respostas aos comentários enviados previamente.

É importante ressaltar que as revisões dos textos referentes ao Desempenho Térmico, estão ocorrendo principalmente para corrigir erros, impedindo que se permitam diferentes considerações (e algumas equivocadas) quanto às formas de realizar as análises, como ocorre com o texto da norma publicada em julho de 2013.

Como destaque podemos citar as discussões sobre a degradação da absortância à radiação solar (quociente da taxa de radiação solar absorvida por uma superfície pela taxa de radiação solar incidente sobre esta mesma superfície, representada nos cálculos térmicos por α). Como resultado das discussões ficou alinhado que, caso não se apresentem dados da absortância em função do tempo de exposição de um determinado produto, dados a serem apresentados na revisão da norma em caráter de recomendação poderão ser considerados para os cálculos, até que se tenha um banco de dados significativo. As considerações devem levar em conta um período de exposição de três anos.

No modelo de referência a ser exigido na revisão da norma, acordou-se que o valor degradado da absortância das paredes externas deverá ser de 0,58 e para as coberturas de 0,65, além da mudança da consideração de telha de 8mm para de 6mm, conforme apresentava a versão do texto produzido a partir da reunião realizada em 13/08/2020.

Outra questão importante que ficou acordada é a de que não serão consideradas as áreas de closet integrados aos dormitórios para a realização de análises através do método simplificado. Esta consideração será apenas para o ambiente closet, não ficando na mesma situação as cozinhas integradas à sala, por exemplo.

Foi proposto um modelo de relatório a ser utilizado, quer a análise seja feita através do método simplificado ou através de simulações, na tentativa de se uniformizar a apresentação dos resultados. Em relação a este documento, ficou combinado que ainda serão acrescidos campos para que sejam registradas as condições de implantação e de entorno.

Em comum acordo, ficou agendada uma próxima plenária relativa ao desempenho térmico em 30/09/2020 às 8h, dia e horário a confirmar. A participação será aberta a todos aqueles que possuem cadastro na ABNT/CB-002/CE 002 136 001 e nela serão discutidos entre outros assuntos a consideração ou não de aberturas de ventilação para a simulação simplificada. A intenção do coordenador Fabio Villas Boas é a de que o texto seja encaminhado à Consulta Nacional ainda no próximo mês de outubro.

Qualitéch Consultoria e Projetos LTDA

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza