top of page

Publicada Emenda da NBR 9050

Atualizado: 31 de ago. de 2020

Publicada no dia 03.08.2020, traz alterações e inclusões significativas quanto à acessibilidade




Foi publicada na última segunda-feira, dia 03/08/2020, uma Emenda da "NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos", sendo esta a 4ª edição, substituindo a versão de 2015, conforme o próprio texto contido no prefácio da norma:


"A ABNT NBR 9050:2020 equivale ao conjunto ABNT NBR 9050:2015 e Emenda 1, de 03.08.2020, que cancela e substitui a ABNT NBR 9050:2015."


Esta Emenda traz alterações parciais no texto da norma incluindo correções de erros, mas também novas referências normativas, alterações nas formas de representação e aplicação de sinalizações visuais e táteis, revisão de critérios de acesso à piscinas e ao rebaixamento de calçadas, ajustes em considerações sobre guarda-corpos, entre outros.

Importantíssimo acompanharmos de perto e aplicarmos estas alterações em nossos projetos e obras, pois uma edificação é considerada acessível somente quando projetada, executada, implantada ou reformada atendendo às exigências da última versão publicada da NBR 9050 ou as exigências públicas locais, o que for mais restritivo.


"Esta Norma visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente,edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas,independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção.

As áreas técnicas de serviço ou de acesso restrito, como casas de máquinas, barriletes, passagem de uso técnico, e outros similares, não precisam ser acessíveis.

As edificações residenciais multifamiliares, condomínios e conjuntos habitacionais necessitam ser acessíveis em suas áreas de uso comum. As unidades autônomas acessíveis são localizadas em rota acessível."


Devido a importância desta norma para toda a sociedade, a ABNT e o Ministério Público a disponibilizam de forma gratuita e você pode fazer o download dela aqui embaixo:


ABNT-NBR9050-2020
.pdf
Download PDF • 3.68MB

.



Saudações!


Patricia Seiko Okamoto

Qualitéch Consultoria e Projetos LTDA

+55 11 99287-7450

Conheça nosso site: www.qualitechconsultoria.com.br


Patricia Seiko Okamoto é arquiteta formada pela FAU-USP, especialista em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios e Mestre em Ciências com ênfase em Engenharia Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP. Fundadora e Diretora da Qualitéch Consultoria e Projetos LTDA.

213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page