top of page

Reuniões de revisão da Norma de Desempenho

Atualizado: 31 de ago. de 2020

Duas importantes reuniões relacionadas à revisão da NBR 15.575 ocorreram na última semana.


Na última semana ocorreram duas importantes reuniões relacionadas à revisão da NBR 15.575 em andamento. Ambas ocorreram via Zoom.

No dia 12/08/2020, o relator do Grupo de Trabalho de acústica, Marcos Holtz, esteve disponível para esclarecer dúvidas de integrantes do comitê de estudos. As principais questões foram apresentadas pelas empresas incorporadoras e construtoras e relacionavam-se às unidades habitacionais em que não há segmentação de ambientes, como ocorre em apartamentos tipo studio. Exigências acústicas de ruído de impacto e ruído aéreo serão baseadas naquelas para dormitórios, que é o ambiente mais restritivo e isto estará bastante explícito sob a forma de texto na versão a ser disponibilizada para Consulta Nacional. Quanto ao ruído de fachadas, foi levantada a questão da ventilação necessária em áreas de serviço versus ruído. Mais uma vez o relator enfatizou que será necessária (e que é possível) a compatibilização entre as diversas outras exigências da norma com as de acústica.

No dia 13/08/2020, ocorreu a plenária para tratar do tema Desempenho Térmico e nela foram bastante discutidas as considerações do entorno nas simulações térmicas. Como resultado desta última reunião, chegou-se à conclusão da necessidade de se modificar o texto a ser disponibilizado para Consulta Nacional. Para que isto seja possível, o relator, Roberto Lamberts, solicitou a contribuição dos participantes no envio de informações para que possa analisar e providenciar as modificações no texto a ser apresentado em uma próxima plenária.

A Qualitéch participou de ambas as reuniões. Continuamos antenados e levando sugestões aos GTs, visando contribuir para a próxima revisão da norma.

Saudações!


Qualitéch Consultoria e Projetos LTDA

+55 11 99287-7450

Conheça nosso site: www.qualitechconsultoria.com.br

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page